Loading...

Governo estipula data limite para disseminação do BIM

Home / BIM / Governo estipula data limite para disseminação do BIM

Governo estipula data limite para disseminação do BIM

Foi publicado no Diário Oficial da União o decreto presidenciável que determina a implementação do Building Information Modelling (BIM) para disseminação no Brasil. Esta estratégia tem o intuito de democratizar o uso nos processos construtivos em todas as obras e projetos realizados em esfera nacional. A ideia do Governo Federal é exigir o uso do BIM a partir de 2021.De acordo com o Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços Marcos Lima, este decreto estabelece metas de redução dos custos da construção em 9,7% e de um aumento de produtividade de 10% caso a adoção das empresas se multipliquem por dez em um prazo de dez anos. Alcançando essas metas o PIB da construção terá um acréscimo de 28,9%.

Segundo o professor Sergio Scheer, participante do Comitê Estratégico de Implementação do BIM. “Os projetos serão melhor desenvolvidos e as construções terão mais qualidade. O setor sofrerá com menos desperdício e retrabalho, o que vai fazer com que o uso do recurso público envolvido seja melhor aproveitado”

Link do Decreto N° 9.377

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/decreto/D9377.htm

Caderno com as diretrizes para implantação BIM

http://www.mdic.gov.br/images/REPOSITORIO/sdci/CGMO/Livreto_Estratégia_BIM_BR_versão_site_MDIC.pdf

 

O que é BIM?

Building Information Modelling (BIM), ou modelagem da Informação da construção chegou ao Brasil em meados dos anos 2000 e Santa Catarina foi o primeiro estado a definir que até 2019 as licitações de obras públicas sejam feitas com essa tecnologia, para ajudar as construtoras o governo catarinense lançou o caderno de Projetos em BIM. Este modelo de construção possibilita o controle de todo um ciclo de vida, incluindo processos, instalações, quantitativos de materiais, custos e muito mais.  BIM é apenas uma maneira eficaz de organizar todo o processo projetual de maneira integrada.

Tudo isso gera uma confiabilidade dos projetos e uma redução de custos e riscos relacionados a obra. Podemos assegurar que esse modelo já está mundialmente consolidado e um novo paradigma está prestes a se tornar realidade.

Link Caderno de projetos – Santa Catarina

http://www.spg.sc.gov.br/visualizar-biblioteca/acoes/comite-de-obras-publicas/427-caderno-de-projetos-bim/file

 

Comments(0)

Leave a Comment