Loading...

V-Ray para Revit

Home / Tecnologia / V-Ray para Revit

Para os profissionais da área de arquitetura e engenharia, um software para projeto de edificações e construção conhecido como Revit tem se tornado cada vez mais popular. Seus recursos são baseados na tecnologia BIM (Building Information Modeling – Modelagem de Informações da Construção). Sem nos aprofundarmos muito no conceito, o BIM é uma nova abordagem em informação e documentação de projetos construtivos. Com essa tecnologia, podemos criar uma edificação a partir da maquete eletrônica, gerar plantas, cortes e vistas, além de simular os detalhes estruturais, entre outros, gerando uma gama de informações no final do processo para um auxílio detalhado nas fases de projeto e execução. Falaremos mais do BIM numa outra ocasião.

No entanto, para os designers 3D, a grande reinvindicação era na questão das maquetes eletrônicas criadas no Revit. Faltava algo para rivalizar com outros softwares de 3D design, como 3ds Max e Sketchup, no que se refere à visualização arquitetônica com realismo. No Revit, não havia um software de renderização que pudesse impor respeito em termos de qualidade e rapidez. Pois é, não havia. A Chaos Group, empresa búlgara que desenvolve o V-Ray, anunciou recentemente o lançamento da versão beta do V-Ray para Revit. É a cereja do bolo que faltava, para a alegria dos usuários do software da Autodesk.

Só para termos uma ideia da popularidade deste renderizador poderoso, estes são os softwares 3D que usam o V-Ray atualmente: 3ds Max, Sketchup, Maya, Softimage, Rhino, Blender, Cinema 4D, Modo e Nuke. A sua importância se deve, além da qualidade das imagens produzidas, do fato da comunidade de usuários de V-Ray não ser pequena. Dessa forma, obter conhecimento compartilhado é muito fácil. Usar um software desconhecido da maioria de um grupo específico de profissionais faz com que tenhamos dificuldade na hora de buscar um suporte ou alguma dica para resolvermos determinado problema.

O V-Ray não serve somente para renderizar um cenário, você pode texturizar e iluminar usando este plug-in. Um plug-in é um pequeno programa que depois de instalado, adiciona novas funções. Dessa forma, a maquete será gerida em boa parte pelo V-Ray. A versão beta está disponível para testes. Se você já usa o Revit, pode fazer o download pelo site da Chaos Group: http://www.chaosgroup.com

Comments(0)

Leave a Comment